Radiação Ionizante

Radiação Ionizante

Como visto na sessão de matéria, os átomos são compostos por um núcleo que contém prótons e nêutrons e que são orbitados por elétrons (partículas negativas). Esse elétrons estão ligados ao núcleo a partir de forças elétricas.

Uma radiação ionizante é um tipo de radiação que tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos que interage tornando-os eletricamente carregados, chamados de íons. Quando ocorre essa interação com o átomo, a radiação transfere energia suficiente para “arrancar” um elétron do átomo, tornando-o instável e com carga elétrica positiva, pois agora possui mais prótons (cargas positivas) do que elétrons (cargas negativas). O elétron que foi removido também é uma partícula carregada, mas com carga elétrica negativa.

Figura 4.1 – Representação de uma radiação ionizante incidindo em um átomo. Fonte: Responde Aí

Esses íons, por serem carregados, têm uma capacidade maior de interagir com outras partículas e moléculas ao seu redor. Essas interações podem causar danos às células e aos tecidos biológicos e são a razão pela qual as radiações ionizantes podem ser perigosas para a saúde, especialmente em doses elevadas ou exposições prolongadas.

Alguns tipos de radiações ionizantes:

  • Raios X: Radiação eletromagnética de alta energia que pode penetrar na matéria e é amplamente utilizada em medicina para diagnóstico por imagem.
  • Raios Gama: São ondas eletromagnéticas de alta energia emitidas durante processos nucleares, como decaimento radioativo. São altamente penetrantes e podem ser perigosos para a saúde em altas doses.
  • Partículas Alfa: São núcleos de átomos de hélio compostos por dois prótons e dois nêutrons. Devido ao seu tamanho, são menos penetrantes e podem ser bloqueados facilmente por uma folha de papel ou até pela pele.
  • Partículas Beta: São elétrons ou pósitrons emitidos durante o decaimento radioativo. Elas são mais penetrantes do que as partículas alfa, mas ainda podem ser bloqueadas por materiais como alumínio ou vidro.
Figura 4.2 – Poder de penetração de diferentes radiações ionizantes. Fonte: Conselho Regional de Farmácia de São Paulo.

As radiações ionizantes tem grandes aplicações no cotidiano. Clique aqui para entrar nessa sessão do site e conhecer algumas.

☢️ Proteção à radiação ultravioleta

O link acima redireciona para um artigo publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia sobre método de proteção disponíveis à radiação ultravioleta. Devido a utilização de termos específicos de química e biologia, o artigo é recomendado para visitantes que possuem conhecimento prévio nessas áreas.

☢️ A radiação ionizante na promoção de alimentação saudável

O link acima redireciona para um artigo publicado na revista Vigilância Sanitária em Debate em que a pesquisadora do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), Nélida Lucia del Mastro, discute sobre os méritos da utilização de radiação ionizante em alimentos.