Efeito Fotoelétrico
O efeito fotoelétrico é uma interação entre radiação e matéria que ocorre quando fótons (partículas de luz) incidem sobre um material e transferem sua energia para os elétrons do material. Essa transferência pode resultar na ejeção dos elétrons que compõem o material se a energia dos fótons forem suficientemente grandes.
A energia cinética que um elétron possui, ao ser ejetado da superfície de um material, é calculada por:
Em que é a energia cinética do elétron, é a constante de Planck ( aproximadamente 6,7 x 10-34 J.s), é a frequência da radiação emitida e é a função trabalho, que é a quantidade mínima de energia necessária para retirar o elétron da superfície do material. O valor da função trabalho varia conforme o material em que a radiação está sendo emitida.
Em 1922 o físico alemão Albert Einstein recebeu o Prêmio Nobel devido a sua descoberta do Efeito Fotoelétrico e suas contribuições para a Física Teórica.
O Efeito Fotoelétrico tem grandes aplicações no nosso cotidiano a partir da utilização das células fotoelétricas que são amplamente utilizadas em diversos dispositivos e sistemas, como nos painéis solares, sensores de luz e detectores de movimento. Na medicina nuclear e em laboratórios de pesquisa e análise química, alguns equipamentos utilizam das células fotoelétricas para realizar seus procedimentos.
O vídeo abaixo, apresentado pelo físico Claudio Furukawa, apresenta um experimento em que é possível observar o Efeito Fotoelétrico.
O link acima redireciona para um experimento online fornecido pelo PhET. Este experimento permite que o aluno tenha um contato interativo com o efeito fotoelétrico, podendo observar como diferentes intensidades e comprimentos da luz emitida afetam a ejeção de elétrons de um material.
☢️☢️ Sequência didática sobre o Efeito Fotoelétrico
O link acima redireciona para uma dissertação de mestrado pelo MNPEF que propõem uma proposta de sequência didática sobre o Efeito Fotoelétrico baseado nos três momentos pedagógicos.